Sim, é possível usar o calor residual das usinas de energia, fábricas e carros para produzir eletricidade. Cientistas da Oregon State University, desenvolveu uma aplicação tecnológica que irá economizar energia e obter maior eficiência energética.
Este protótipo utiliza o calor residual ea transforma em eletricidade. Globalmente um dos maiores consumidores de energia são indústrias e usinas de energia. Ao incluir essa tecnologia nesses setores iria resolver os problemas de energia e melhorar a eficiência.
Como isso funciona?
Esta tecnologia permite capturar e usar o calor residual de baixo grau e médio que sai, por exemplo, o tubo de escape de milhões de automóveis, utilitários a diesel ou elétricas.
Use o calor residual tem um grande potencial, pois este tipo de energia é desperdiçada e liberado para a atmosfera, causando sérios danos ao meio ambiente. Os números são preocupantes. Mais de 50% do calor gerado pelas actividades industriais, é perdido e mesmo as plantas de energia mais avançada converter apenas 40% da energia produzida em eletricidade.
A partir das 80 diferentes sistemas foram desenvolvidos para capturar e utilizar pelo menos parte do calor residual, que ocorre durante o arrefecimento. No entanto, o novo protótipo da Universidade do Estado de Oregon pode fazer de forma mais eficiente do que os métodos anteriores, é mais compacta, e tem também uma grande vantagem: ele tem a capacidade para produzir electricidade.
O protótipo consiste em um sistema de refrigeração ativada termicamente, é usado de forma muito eficaz desde extraordinariamente pequenas microcanais que ajudam a atender melhor o desempenho desafios e é de tamanho pequeno e peso leve. Além efetivamente combina um ciclo de compressão de vapor "Ciclo Rankine orgânico".
Tecnologia desenvolvida por pesquisadores conseguido converter 80 por cento de cada quilowatt de calor desperdiçado em um quilowatt de capacidade de resfriamento. Pesquisadores dizem que a eficiência de conversão é de cerca de 15-20 por cento.
Desafios futuros
Cientistas da Oregon State University, explicou que o desenvolvimento deste protótipo é apenas o começo, como sistemas posteriores também pode ser incorporado em tecnologias de energia alternativa, como a solar ou geotérmica.
Eles também podem ser usados ??em carros híbridos, tendo o calor residual do motor de gás pode recarregar a bateria que alimenta o veículo.
O que você acha dessa descoberta?
Este protótipo utiliza o calor residual ea transforma em eletricidade. Globalmente um dos maiores consumidores de energia são indústrias e usinas de energia. Ao incluir essa tecnologia nesses setores iria resolver os problemas de energia e melhorar a eficiência.
Como isso funciona?
Esta tecnologia permite capturar e usar o calor residual de baixo grau e médio que sai, por exemplo, o tubo de escape de milhões de automóveis, utilitários a diesel ou elétricas.
Use o calor residual tem um grande potencial, pois este tipo de energia é desperdiçada e liberado para a atmosfera, causando sérios danos ao meio ambiente. Os números são preocupantes. Mais de 50% do calor gerado pelas actividades industriais, é perdido e mesmo as plantas de energia mais avançada converter apenas 40% da energia produzida em eletricidade.
A partir das 80 diferentes sistemas foram desenvolvidos para capturar e utilizar pelo menos parte do calor residual, que ocorre durante o arrefecimento. No entanto, o novo protótipo da Universidade do Estado de Oregon pode fazer de forma mais eficiente do que os métodos anteriores, é mais compacta, e tem também uma grande vantagem: ele tem a capacidade para produzir electricidade.
O protótipo consiste em um sistema de refrigeração ativada termicamente, é usado de forma muito eficaz desde extraordinariamente pequenas microcanais que ajudam a atender melhor o desempenho desafios e é de tamanho pequeno e peso leve. Além efetivamente combina um ciclo de compressão de vapor "Ciclo Rankine orgânico".
Tecnologia desenvolvida por pesquisadores conseguido converter 80 por cento de cada quilowatt de calor desperdiçado em um quilowatt de capacidade de resfriamento. Pesquisadores dizem que a eficiência de conversão é de cerca de 15-20 por cento.
Desafios futuros
Cientistas da Oregon State University, explicou que o desenvolvimento deste protótipo é apenas o começo, como sistemas posteriores também pode ser incorporado em tecnologias de energia alternativa, como a solar ou geotérmica.
Eles também podem ser usados ??em carros híbridos, tendo o calor residual do motor de gás pode recarregar a bateria que alimenta o veículo.
O que você acha dessa descoberta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário