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sábado, 28 de janeiro de 2012

A Origem da Medicina na América Latina


Além disso, a terapia foi útil assimilado medicina européia indígenas. Médicos V.M. vêm ordenou o vice-rei Toledo, escreveu ao rei de Espanha, de Cuzco, em 1570 - estão ganhando alguma experiência de drogas e remédios da terra, e sob as plantas que a cura índios nativos.

Nicholas Monard.es coletados muito dessa experiência na sua "História Medicinal de coisas trazidas de nossas Índias Ocidentais, que servem na medicina", e Francisco Hernandez, o protophysician primeiro americano encomendado pelo monarca trasladóla América, estudando 14 mil plantas da flora.

Cada um dos jesuítas tinha um hospital e enfermeiros, e desde 1703 em Candelária era um "médico do Paraná", e San Nicolas de um "médico do Uruguai" para missões de vigilância de saúde. Estes médicos disseram que seu irmão Pedro Montenegro (1663-1728), cirurgião e especialista em galego planta medicinal que foi o autor de "Missão Materia Medica" e, segundo a opinião abalizada de P. Furlong, também um "Book of Surgery".

Também enfatizou como um herbalist médico eminente e P. Thomas Falkner, um jesuíta de origem Inglês, cujo "Tratado sobre as doenças curadas medicina American''American se extraviou.

Em 1778 em Buenos Aires tinha nove médicos, dois cirurgiões, sangradores seis, cinco e 48 herbero farmacêuticos. O conselho monitorado o exercício honesto da medicina e alguma cautela na cobrança de taxas.

Em 1781 foi estabelecida uma tarifa, sob o qual os médicos devem recolher:

- Para uma visita simples: 4 reales.

- Em visita à meia-noite: R $ 1.

- Para cirurgia simples: dois pesos.

- Para a operação compostos (tais como a amputação de ambas as pernas): 4 pesos. Para amputação de uma perna: 1 peso. Em uma visita a duas ligas: a peso de 1 por milha por visita que dura dias: 6 pesos por dia.

Em outras taxas foram autorizados "flebotomíneos barbeiros" a taxa de 2 reais por um sangramento, e 2 reais para os sanguessugas. Coloque 2 xícaras de cuidados real, e 3 se fossem sajadas.

As parteiras eram pagos pelo seu trabalho 5 pesos e 1 para a visita, para atender senhoras "ricos ou de classe" e apenas 2 pesos 4 reales se fosse as mulheres pobres e escravos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Os animais - mamíferos primitivos


Vinte milhões de anos atrás, nas margens do rio ou ISiobrara Rapid River, América do Norte, milhares de mamíferos afundou na areia movediça, e seus ossos foram um dos mais ricos depósitos fossilíferos

Cerca de vinte milhões de anos, a oeste terras do atual Estados Unidos foram cobertas por planícies férteis. O famoso "far west", as histórias de aventura extremo oeste, parece que a aparência já tinha mais ou menos semelhante ao encontrado quando o espanhol viajou em suas explorações no século XVI.

Os viajantes têm relatado seu espanto diante das proporções dos rebanhos do bisonte e encontrou a história de um deles acordou incredulidade europeu quando se refere a viagens de vários dias sem encontrar o fim de um rebanho pastando pacificamente na planície sem fim. Bem, parece que vinte milhões de anos atrás, outros vagavam vastos rebanhos também as planícies, passando de um pasto para outro, ao longo de riachos, rios que drenam a região.

Esses cursos, em vez de rios, eram imensas e poderosas inundações torrenciais, que não tinha cama bem definido e limitado, que claramente ainda não tinha escolhido um curso de ação para a sua boca: às vezes subdivisão Vidia em centenas de armas secundárias; outros correram impetuoso formando um único fluxo, ou preguiçosamente alargado sobre uma extensa planície, preso nos pântanos sem fim. Foi o suficiente para que uma seca se manifesta, que nestes rios correndo tão irregular, ele irá criar vastas áreas cobertas de lama e água de poços, em cujas margens era perigoso para se aventurar, a existência de áreas inteiras de areia movediça.

Assim distante era naquele tempo a região situada nas margens do rio Niobrara no território agora parte do Estado de Nebraska. Na região próxima ao rio afetado pela seca em um lugar perto de onde hoje está a cidade de Harrison, tinha formado uma vasta área de areia movediça, mas no meio do que foi visto, ainda, um fluxo de água azul, fresco e limpo.

Todos os efectivos que percorriam a planície seca e desidratada, convergiram para essas águas. Foram dezenas de milhares de cabeças que acorreram a esta pequena área para beber água pam. E formaram uma massa compacta de corpos sy. colidindo e butted uns aos outros, acossada pela vontade de beber. Assim, o primeiro entrou no chão lamacento, e lentamente começou a afundar suas patas na areia movediça. Os animais foram debatidas, esforços furiosos para se livrar da prisão mudando, mas lentamente e inexoravelmente, seus corpos eram cobertos por lama.

Aqueles que seguiram, alertou para o perigo, tentou dar um passo atrás, ficar em terra firme, mas os animais de volta, mesmo formaram uma barreira sólida que não só os impedia de fugir, mas mesmo os empurrar. Na areia movediça traiçoeira havia um aglomerado de corpos sobrepostos a afundar lentamente. Na planície silenciosa, milhares de animais encontrados uma morte horrível.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Arqueologia - Caves Historical


A Caverna de Altamira
Já mencionamos em outro artigo sobre arte rupestre, em geral, as circunstâncias foram descobertas as pinturas na caverna de Altamira. Numa tarde de verão em 1879, cavalheiro chamado Marcelino Santander Sautuola, um especialista em Arqueologia, andando nos arredores de Santillana del Mar, com sua filha Mary, uma pequena de dez anos. Há poucos dias, Sautuola tinha encontrado naqueles mesmos lugares, alguns. Pré-históricos, como sílex e ferramentas de osso

A pequena Maria, acendendo uma vela, entrou em uma caverna que tinha sido descoberto quatro anos antes de caçadores à procura de um cão que havia caído em um buraco. Sautuola pedras e olhando divertido quando ela ferramentas pré-históricas de dentro da caverna, chamou-o, gritando: "Papai, touro olhar!

Sautuola entrou na caverna e viu o que a filha estava apontando. Na abóbada da caverna, desenhados com precisão, empilhados dezenas de animais, alguns deles em cores. Bisões, veados, cavalos, javalis, apareceu lá, dando testemunho do sentido artístico do homem paleolítico.
Recém-descobertas pinturas rupestres de Altamira Cave, Capela Sistina da Pré-história.

Acusados ??de falsários
Quando foi descoberto Altamira, o mundo da arqueologia, em seguida, especializada no estudo da pré-história emergentes, acusou vigarista Don Marcelino, que morreu amargurado e sob que acusação. Demorou apareceu no sul da França oito pinturas rupestres que os arqueólogos lps convencido da autenticidade da descoberta e honestidade Sautuola e honestidade. Um dos que assumiu a liderança concentra o cavalheiro de Santander, Emilio Cartailhac francês, teve a nobreza de publicar um artigo intitulado "Mea culpa de um céptico" em reconhecer a injustiça de suas acusações.

ESTATUTO DA CAVERNA
Altamira Cave é 30 milhas a oeste de Santander e 7 quilômetros a nordeste de estação ferroviária de Torrelavega. Trata-se de uma meia milha sudoeste de Santillana del Mar, cujo município pertence. Ele abre no ponto mais alto de um banco de calcário, localizada dentro das terras de uma fazenda denominada "Altamira". Para o sul no horizonte majestosa fecha as montanhas da Cantábria, e ao oeste ver a chega a Picos de Europa, que atingem uma altura de 2.672 metros do nível do mar dá, e estão cobertas de neve a maior parte do ano. Para o Atlântico Norte lava as costas.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Operação Geral do Ar em Aeronaves


Em posts anteriores vimos sistemas de pressão de aeronaves em geral. Aqui, mais ou menos descrita, sua melodia ionamiento: compressores de ar de cada motor a jato passa através de válvulas de volta ao controle de fluxo (vazão) que regulam a quantidade de ar que entra no do sistema.

A partir daqui, e depois de passar através de trocadores de calor que o ar frio vindo do motor atende a linha de alimentação principal (um tubo).

Aqui você pode enfiiarlo mais longe, ou, se necessário, secagem no evaporador de um sistema de refrigeração. Se, no entanto, o teor de umidade é baixa, pode ser aumentada, passando através de um umidificador. Uma vez feito, o ar tem uma temperatura, pressão e umidade correta, e pode ser enviado para a cabine.

Para garantir que o ar da cabine mantém-se fresco, deve ser constantemente renovado, evacuando com a mesma velocidade com que é introduzido. Cerca de metade de ar tlel passa de novo, usado uma vez, a linha principal para repetir o ciclo, contra o resto é enviado através das válvulas de descarga. Para além deste host, outros fornecem ar para usos especiais.

Você pode tirar o ar quente a montante da unidade de evaporação e desviá-la em direção ao pára-brisa da cabine de comando, para evitar o embaçamento. Você pode enviar pequenas quantidades de ar frio para dentro da cabine através de bicos individualmente controláveis ??localizado na altura da cabeça, para resfriá-los durante a viagem.

Um sistema de controle de temperatura, governado por termostatos localizados na cabine, opera as válvulas que podem permitir que uma parcela do ar fornecido é encaminhado para trocadores de calor ou de evaporadores para garantir que a temperatura dentro da cabine é sempre mantida constante.

Outra parte importante é o sistema de válvula de alívio de pressão, um desvio através do qual, em caso de emergência, é possível para diminuir rapidamente a pressão dentro da aeronave.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hidrólise enzimática e


O sabor doce com uvas é devido à presença de glicose. A glicose é preparada artificialmente por meio de hidrólise, ou seja, a hidratação do amido, o que é suficiente para ferver na presença de ácido sulfúrico ou clorídrico.

A glicose é também preparado pela hidrólise de sacarose ou açúcar de cana.

Se o amido é hidrolisado na presença de ácido sulfúrico e quente, torna-se não apenas a glicose, mas dextrina.

A dextrina diferem a partir de amido de ser solúvel em água e coloridas com vermelho yoda, não azul, como o último. Quando os sais derivados de ácidos fracos ou bases, quando dissolvido em água-reagem ácidas primeiro e segundo, básica, que é devido à hidrólise.

Nós definimos a hidrólise dizendo que é um fenômeno pelo qual os íons de sal tendem a combinar com o hidrogênio e íons hidroxila para formar novamente um ácido e uma base.

A hidrólise é a reação inversa da neutralização.

Lá na boca enzima capaz de produzir hidrólise do amido comum, fazendo com que o açúcar chamado maltose. Se você colocar um grão de amido sobre a língua, doce no começo, mas como as enzimas estão agindo, a substância é progressivamente mais doce pela formação de maltose.

Esta pode ser uma idéia de quanto tempo demora este tipo de reação (hidrólise de substâncias orgânicas) a ser realizado.

Semelhante ao da divisão de açúcar, outros componentes alimentares são hidrolisados ??utilizando enzimas como um passo no processo digestivo no corpo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pressão sobre Aeronaves


Pressão do ar é a principal causa da atração da Terra ou, em outras palavras, o peso da atmosfera. A pressão média ao nível do mar é de cerca de 1,03 kg/cm2. Em outras palavras, cada centímetro quadrado de terra ou da superfície do mar sofre uma pressão (em todas as direções) de uma força de cerca de 1,03 kg Naturalmente, tanto o homem e outros animais são usados ??para essas pressões, e qualquer alteração pronunciei-los desconfortáveis ??e até mesmo prejudicial.

Altas pressões são mais baixas do que na superfície da Terra, porque o peso do ar é muito. Em 7600 metros acima do nível do mar, por exemplo, a pressão do ar média é de apenas cerca de 0,42 kg/cm2;. Para 15.000 metros é inferior a 0,14 kg/cm2. Esta é a razão pela qual as aeronaves civis e militares devem voar em altitudes elevadas, eles precisam usar equipamentos capazes de manter a pressão em níveis razoáveis.

Como funciona o sistema em sistemas de pressão, aviões a jacto, o ar é obtida por derivação dos compressores do motor principal. Em aviões com motores de pistão, é necessário utilizar um compressor especial. Entende-se que a fuselagem do avião é à prova d'água, chamando como "câmara de pressão" ou "cabin estratosférico." Controlar o fluxo de ar entrando e saindo da cabine através de auto-regulação de válvulas, é possível manter um. Constante e confortável para a tripulação e os passageiros

Este é o esquema básico do sistema, mas na realidade os sistemas de pressão atual usando os mais recentes modelos de aviões a jato, tanto civis como militares, são muito mais complicadas. Esta complicação surge na medida em que não só tem de ficar dentro de casa a pressão da cabine igual a que suportou na superfície da Terra, mas também o ar que circula e é respirado pela tripulação ou passageiros deve ser mantida a uma temperatura determinado e um determinado nível de umidade.

Normalmente não a pressão mínima no teto da cabine ser menos do que poderia ser experimentado na atmosfera a uma altitude de 1.800 metros, o que representa uma pressão de 0,82 kg/cm2. Isto, naturalmente, deve ser mantida mesmo que o avião está voando a altitude máxima. No entanto, deve-se ter em mente que se o dispositivo, por qualquer motivo, para cima ou para baixo agudamente também deve aumentar ou diminuir a pressão muito rápido. Isso causaria sérios problemas na passagem.

Ao longo das válvulas de controle automático de pressão foi tido em conta que a pressão não deve aumentar mais de 0,015 kg/cm2. por minuto, ou diminuir mais de 0,025 kg/cm2. por minuto. No entanto, existem ainda outros problemas. A pressão atmosférica ao nível do solo varia de lugar para lugar e condições meteorológicas, por isso é muito importante para reajustar a pressão do ar dentro da cabine instantes antes do avião aterrar. Quando o avião se aproxima do seu destino, o aeroporto de relatórios meteorológicos seção via rádio a torre de controle todos os dados sobre as condições de pressão existentes no momento em terra.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ventilação em Aeronaves


VENTILAÇÃO EM AERONAVES

A ventilação é obtido através da mistura e circulação de ar fresco com partes de ar dentro da cabine. Válvula de dupla descarga, controlada automaticamente para a configuração anterior estabelecido pelo engenheiro de vôo, controle a pressão da cabine.

Estas válvulas de alívio de parte diretamente do laboratório e na cozinha, de modo que o cheiro da comida não re-entrar no sistema de circulação de ar.

Na parte inferior da fuselagem é a conexão para o sistema de ar condicionado em terra.

Ventilação e da circulação da atmosfera dentro da cabine pode ser mantida continuamente enquanto o avião estiver no chão, através de uma unidade de controle com ar condicionado, para o fornecimento de ar quente ou frio, conforme necessário.

Neste contexto há também uma abertura aberturas de entrada de ar, que pode ser aberto durante o vôo a baixa altitude em climas quentes

sábado, 14 de janeiro de 2012

A saponificação


SAPONIFICAÇÃO
A hidrólise de ésteres é comumente referido como saponificação, como uma aplicação comercial do processo de hidrólise é a fabricação de sabões formados por sais de sódio de ácidos graxos, e estes são obtidos por hidrólise de gorduras animais e óleos vegetais, que são ésteres de ácidos graxos com glicerina.


Hidrato de sódio (soda cáustica) é usado como catalisador nesta reação.

Alguns dos mais complexos carboidratos, amidos e açúcares pode quebrar em moléculas simples por hidrólise. Como a hidrólise de outras substâncias orgânicas, tais reações ocorrem mais rapidamente com a ajuda de catalisadores.

Uma solução de cana-de-açúcar (sacarose) pode ser dividido em quantidades iguais de açúcares simples: glicose (açúcar de uva) e frutose (açúcar das frutas), com a ajuda de um ácido diluído ou uma enzima, a invertase.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Schmidt Telescope


Hoje, graças ao extraordinário desenvolvimento dos telescópios, foi possível, após 7 anos de trabalho duro, para terminar a chamada Nova Atlas Celeste. Esta foi a obra de Palomar Observatory, da National Geographic Society eo Instituto de Tecnologia da Califórnia. O Novo Atlas Celeste, que é a história maior e mais detalhada revela a existência de tão muitos bilhões de corpos celestes podem não ser contado.

O Atlas representa um volume de espaço, pelo menos, 25 vezes maior que o registrado até agora. A maior parte desta vasta região, situada muito além do nosso próprio sistema solar ea nossa galáxia, nem sequer foi visto antes pelos astrônomos. Durante várias décadas para vir o mapa irá indicar o caminho para novos mundos do espaço.

De fato, hoje há telescópios capazes de explorar superiores a 600 milhões de anos luz da nova pesquisa. Por exemplo, o telescópio gigante no Monte Palomar Hale de 200 polegadas, ilustrado nesta nota, chegando a quase 2 bilhões de anos-luz, mas o seu campo visual (aproximadamente um quarto da superfície da lua) é tão estreito que levaria talvez 10 mil anos para estudar com ele todo o céu. Por esta razão, foi outro telescópio que permitiu a realização do mapa é sob uma cúpula separada e menor, na mesma Palomar Observatory. Conhecido pelos astrônomos como o Schmidt Grande, é na verdade uma câmera de grande angular gigantesca.

Sua lente é de 48 polegadas apeitura, e seu espelho reflector, 72 polegadas. Seu nome é uma homenagem ao seu inventoi, o gênio oftalmologista liernhard alemão Schmidt, que projetou uma lente capaz de gravar superfícies céu dilatada sem o sofrimento da imagem, virtualmente, qualquer distorção.

Este olho grande voltado para as estrelas pode gravar em uma única placa fotográfica, uma área de extensão do céu igual ao de 200 luas cheias, ou seja, tão grande como a bacia do sete estrelas principais da constelação de Ursa Maior . Registros também todas as estrelas que têm 1000000 o mais fraco do que o brilho pode ser visto a olho nu. Poderia registrar a luz de uma vela em cerca de 16 mil milhas.

Quando os testes foram concluídos em 1949 Gran Schmidt, Dr. Ira S. Bowen, diretor do observatórios em Palomar e Monte Wilson, começou a gravar os astrônomos seus projetos a desempenhar com o novo telescópio. Lista completa de anos têm sido tarefa, por isso foi decidido para alcançar a meta impórtame em primeiro lugar: o céu na sua totalidade.

Estima-se que o firmamento do céu, seria estudado, tudo que é visível do Monte Palomar, ou cerca de três quartos da esfera celeste, poderiam ser tomadas em cerca de 900 placas fotográficas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A cabine da aeronave


Perigos do elevado-vôo SEM PRESSÃO DE CABINA

O corpo precisa de oxigênio para respirar, e em baixas pressões (ou seja, alta) há menos oxigênio porque há menos ar (mais de 20% do ar é o oxigênio). Sem compressão, a condições extremas de baixa pressão produzem perigosos estados mentais, tais como excesso de confiança, falta de concentração e reações físicas lento. Finalmente, a morte pode ocorrer.

A pressão mínima no interior da cabine, para que a vida humana é mantida, seria equivalente a uma altura de cerca de 7.60G metros. No sangue metros Jo T9íd0lO 'começa a ferver. Geralmente considerado que a pressão existente nos 1.800 metros, fornece oxigênio suficiente para assegurar o conforto ea segurança das pessoas que viajam em aviões com a pressão da cabine.

Mudanças de pressão também causar problemas. Variações rápidas podem causar uma embolia perigosas (paralisia ou curvas), produzido por bolhas de nitrogênio que se acumulam no sangue. Mudanças muito menor pode afetar as orelhas, devido às diferenças de pressão entre o ouvido externo eo ouvido médio, este desconforto pode desaparecer, geralmente doce mastigar ou engolir. Deve-se notar que na pressão da cabine, é importante registrar a pressão dentro deles, e não o exterior.

VEDAÇÃO DA CABINE
A cabine é vedado ao ponto em que todas as juntas rebitadas e todas as suas partes são seladas com uma composição especial de borracha durante a montagem da aeronave. Além disso, todas as varas, tubos e cabos de comando ou controle passam por selos especiais de pressão quando vão para fora da fuselagem haci.i.

Como para a cúpula transparente para navegaiión asttonáu-tica. removível janelas e portas são seladas tunada por um engenhoso sistema de tubos de borracha odioso.