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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Arqueologia - Caves Historical


A Caverna de Altamira
Já mencionamos em outro artigo sobre arte rupestre, em geral, as circunstâncias foram descobertas as pinturas na caverna de Altamira. Numa tarde de verão em 1879, cavalheiro chamado Marcelino Santander Sautuola, um especialista em Arqueologia, andando nos arredores de Santillana del Mar, com sua filha Mary, uma pequena de dez anos. Há poucos dias, Sautuola tinha encontrado naqueles mesmos lugares, alguns. Pré-históricos, como sílex e ferramentas de osso

A pequena Maria, acendendo uma vela, entrou em uma caverna que tinha sido descoberto quatro anos antes de caçadores à procura de um cão que havia caído em um buraco. Sautuola pedras e olhando divertido quando ela ferramentas pré-históricas de dentro da caverna, chamou-o, gritando: "Papai, touro olhar!

Sautuola entrou na caverna e viu o que a filha estava apontando. Na abóbada da caverna, desenhados com precisão, empilhados dezenas de animais, alguns deles em cores. Bisões, veados, cavalos, javalis, apareceu lá, dando testemunho do sentido artístico do homem paleolítico.
Recém-descobertas pinturas rupestres de Altamira Cave, Capela Sistina da Pré-história.

Acusados ??de falsários
Quando foi descoberto Altamira, o mundo da arqueologia, em seguida, especializada no estudo da pré-história emergentes, acusou vigarista Don Marcelino, que morreu amargurado e sob que acusação. Demorou apareceu no sul da França oito pinturas rupestres que os arqueólogos lps convencido da autenticidade da descoberta e honestidade Sautuola e honestidade. Um dos que assumiu a liderança concentra o cavalheiro de Santander, Emilio Cartailhac francês, teve a nobreza de publicar um artigo intitulado "Mea culpa de um céptico" em reconhecer a injustiça de suas acusações.

ESTATUTO DA CAVERNA
Altamira Cave é 30 milhas a oeste de Santander e 7 quilômetros a nordeste de estação ferroviária de Torrelavega. Trata-se de uma meia milha sudoeste de Santillana del Mar, cujo município pertence. Ele abre no ponto mais alto de um banco de calcário, localizada dentro das terras de uma fazenda denominada "Altamira". Para o sul no horizonte majestosa fecha as montanhas da Cantábria, e ao oeste ver a chega a Picos de Europa, que atingem uma altura de 2.672 metros do nível do mar dá, e estão cobertas de neve a maior parte do ano. Para o Atlântico Norte lava as costas.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Operação Geral do Ar em Aeronaves


Em posts anteriores vimos sistemas de pressão de aeronaves em geral. Aqui, mais ou menos descrita, sua melodia ionamiento: compressores de ar de cada motor a jato passa através de válvulas de volta ao controle de fluxo (vazão) que regulam a quantidade de ar que entra no do sistema.

A partir daqui, e depois de passar através de trocadores de calor que o ar frio vindo do motor atende a linha de alimentação principal (um tubo).

Aqui você pode enfiiarlo mais longe, ou, se necessário, secagem no evaporador de um sistema de refrigeração. Se, no entanto, o teor de umidade é baixa, pode ser aumentada, passando através de um umidificador. Uma vez feito, o ar tem uma temperatura, pressão e umidade correta, e pode ser enviado para a cabine.

Para garantir que o ar da cabine mantém-se fresco, deve ser constantemente renovado, evacuando com a mesma velocidade com que é introduzido. Cerca de metade de ar tlel passa de novo, usado uma vez, a linha principal para repetir o ciclo, contra o resto é enviado através das válvulas de descarga. Para além deste host, outros fornecem ar para usos especiais.

Você pode tirar o ar quente a montante da unidade de evaporação e desviá-la em direção ao pára-brisa da cabine de comando, para evitar o embaçamento. Você pode enviar pequenas quantidades de ar frio para dentro da cabine através de bicos individualmente controláveis ??localizado na altura da cabeça, para resfriá-los durante a viagem.

Um sistema de controle de temperatura, governado por termostatos localizados na cabine, opera as válvulas que podem permitir que uma parcela do ar fornecido é encaminhado para trocadores de calor ou de evaporadores para garantir que a temperatura dentro da cabine é sempre mantida constante.

Outra parte importante é o sistema de válvula de alívio de pressão, um desvio através do qual, em caso de emergência, é possível para diminuir rapidamente a pressão dentro da aeronave.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hidrólise enzimática e


O sabor doce com uvas é devido à presença de glicose. A glicose é preparada artificialmente por meio de hidrólise, ou seja, a hidratação do amido, o que é suficiente para ferver na presença de ácido sulfúrico ou clorídrico.

A glicose é também preparado pela hidrólise de sacarose ou açúcar de cana.

Se o amido é hidrolisado na presença de ácido sulfúrico e quente, torna-se não apenas a glicose, mas dextrina.

A dextrina diferem a partir de amido de ser solúvel em água e coloridas com vermelho yoda, não azul, como o último. Quando os sais derivados de ácidos fracos ou bases, quando dissolvido em água-reagem ácidas primeiro e segundo, básica, que é devido à hidrólise.

Nós definimos a hidrólise dizendo que é um fenômeno pelo qual os íons de sal tendem a combinar com o hidrogênio e íons hidroxila para formar novamente um ácido e uma base.

A hidrólise é a reação inversa da neutralização.

Lá na boca enzima capaz de produzir hidrólise do amido comum, fazendo com que o açúcar chamado maltose. Se você colocar um grão de amido sobre a língua, doce no começo, mas como as enzimas estão agindo, a substância é progressivamente mais doce pela formação de maltose.

Esta pode ser uma idéia de quanto tempo demora este tipo de reação (hidrólise de substâncias orgânicas) a ser realizado.

Semelhante ao da divisão de açúcar, outros componentes alimentares são hidrolisados ??utilizando enzimas como um passo no processo digestivo no corpo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pressão sobre Aeronaves


Pressão do ar é a principal causa da atração da Terra ou, em outras palavras, o peso da atmosfera. A pressão média ao nível do mar é de cerca de 1,03 kg/cm2. Em outras palavras, cada centímetro quadrado de terra ou da superfície do mar sofre uma pressão (em todas as direções) de uma força de cerca de 1,03 kg Naturalmente, tanto o homem e outros animais são usados ??para essas pressões, e qualquer alteração pronunciei-los desconfortáveis ??e até mesmo prejudicial.

Altas pressões são mais baixas do que na superfície da Terra, porque o peso do ar é muito. Em 7600 metros acima do nível do mar, por exemplo, a pressão do ar média é de apenas cerca de 0,42 kg/cm2;. Para 15.000 metros é inferior a 0,14 kg/cm2. Esta é a razão pela qual as aeronaves civis e militares devem voar em altitudes elevadas, eles precisam usar equipamentos capazes de manter a pressão em níveis razoáveis.

Como funciona o sistema em sistemas de pressão, aviões a jacto, o ar é obtida por derivação dos compressores do motor principal. Em aviões com motores de pistão, é necessário utilizar um compressor especial. Entende-se que a fuselagem do avião é à prova d'água, chamando como "câmara de pressão" ou "cabin estratosférico." Controlar o fluxo de ar entrando e saindo da cabine através de auto-regulação de válvulas, é possível manter um. Constante e confortável para a tripulação e os passageiros

Este é o esquema básico do sistema, mas na realidade os sistemas de pressão atual usando os mais recentes modelos de aviões a jato, tanto civis como militares, são muito mais complicadas. Esta complicação surge na medida em que não só tem de ficar dentro de casa a pressão da cabine igual a que suportou na superfície da Terra, mas também o ar que circula e é respirado pela tripulação ou passageiros deve ser mantida a uma temperatura determinado e um determinado nível de umidade.

Normalmente não a pressão mínima no teto da cabine ser menos do que poderia ser experimentado na atmosfera a uma altitude de 1.800 metros, o que representa uma pressão de 0,82 kg/cm2. Isto, naturalmente, deve ser mantida mesmo que o avião está voando a altitude máxima. No entanto, deve-se ter em mente que se o dispositivo, por qualquer motivo, para cima ou para baixo agudamente também deve aumentar ou diminuir a pressão muito rápido. Isso causaria sérios problemas na passagem.

Ao longo das válvulas de controle automático de pressão foi tido em conta que a pressão não deve aumentar mais de 0,015 kg/cm2. por minuto, ou diminuir mais de 0,025 kg/cm2. por minuto. No entanto, existem ainda outros problemas. A pressão atmosférica ao nível do solo varia de lugar para lugar e condições meteorológicas, por isso é muito importante para reajustar a pressão do ar dentro da cabine instantes antes do avião aterrar. Quando o avião se aproxima do seu destino, o aeroporto de relatórios meteorológicos seção via rádio a torre de controle todos os dados sobre as condições de pressão existentes no momento em terra.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ventilação em Aeronaves


VENTILAÇÃO EM AERONAVES

A ventilação é obtido através da mistura e circulação de ar fresco com partes de ar dentro da cabine. Válvula de dupla descarga, controlada automaticamente para a configuração anterior estabelecido pelo engenheiro de vôo, controle a pressão da cabine.

Estas válvulas de alívio de parte diretamente do laboratório e na cozinha, de modo que o cheiro da comida não re-entrar no sistema de circulação de ar.

Na parte inferior da fuselagem é a conexão para o sistema de ar condicionado em terra.

Ventilação e da circulação da atmosfera dentro da cabine pode ser mantida continuamente enquanto o avião estiver no chão, através de uma unidade de controle com ar condicionado, para o fornecimento de ar quente ou frio, conforme necessário.

Neste contexto há também uma abertura aberturas de entrada de ar, que pode ser aberto durante o vôo a baixa altitude em climas quentes

sábado, 14 de janeiro de 2012

A saponificação


SAPONIFICAÇÃO
A hidrólise de ésteres é comumente referido como saponificação, como uma aplicação comercial do processo de hidrólise é a fabricação de sabões formados por sais de sódio de ácidos graxos, e estes são obtidos por hidrólise de gorduras animais e óleos vegetais, que são ésteres de ácidos graxos com glicerina.


Hidrato de sódio (soda cáustica) é usado como catalisador nesta reação.

Alguns dos mais complexos carboidratos, amidos e açúcares pode quebrar em moléculas simples por hidrólise. Como a hidrólise de outras substâncias orgânicas, tais reações ocorrem mais rapidamente com a ajuda de catalisadores.

Uma solução de cana-de-açúcar (sacarose) pode ser dividido em quantidades iguais de açúcares simples: glicose (açúcar de uva) e frutose (açúcar das frutas), com a ajuda de um ácido diluído ou uma enzima, a invertase.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Schmidt Telescope


Hoje, graças ao extraordinário desenvolvimento dos telescópios, foi possível, após 7 anos de trabalho duro, para terminar a chamada Nova Atlas Celeste. Esta foi a obra de Palomar Observatory, da National Geographic Society eo Instituto de Tecnologia da Califórnia. O Novo Atlas Celeste, que é a história maior e mais detalhada revela a existência de tão muitos bilhões de corpos celestes podem não ser contado.

O Atlas representa um volume de espaço, pelo menos, 25 vezes maior que o registrado até agora. A maior parte desta vasta região, situada muito além do nosso próprio sistema solar ea nossa galáxia, nem sequer foi visto antes pelos astrônomos. Durante várias décadas para vir o mapa irá indicar o caminho para novos mundos do espaço.

De fato, hoje há telescópios capazes de explorar superiores a 600 milhões de anos luz da nova pesquisa. Por exemplo, o telescópio gigante no Monte Palomar Hale de 200 polegadas, ilustrado nesta nota, chegando a quase 2 bilhões de anos-luz, mas o seu campo visual (aproximadamente um quarto da superfície da lua) é tão estreito que levaria talvez 10 mil anos para estudar com ele todo o céu. Por esta razão, foi outro telescópio que permitiu a realização do mapa é sob uma cúpula separada e menor, na mesma Palomar Observatory. Conhecido pelos astrônomos como o Schmidt Grande, é na verdade uma câmera de grande angular gigantesca.

Sua lente é de 48 polegadas apeitura, e seu espelho reflector, 72 polegadas. Seu nome é uma homenagem ao seu inventoi, o gênio oftalmologista liernhard alemão Schmidt, que projetou uma lente capaz de gravar superfícies céu dilatada sem o sofrimento da imagem, virtualmente, qualquer distorção.

Este olho grande voltado para as estrelas pode gravar em uma única placa fotográfica, uma área de extensão do céu igual ao de 200 luas cheias, ou seja, tão grande como a bacia do sete estrelas principais da constelação de Ursa Maior . Registros também todas as estrelas que têm 1000000 o mais fraco do que o brilho pode ser visto a olho nu. Poderia registrar a luz de uma vela em cerca de 16 mil milhas.

Quando os testes foram concluídos em 1949 Gran Schmidt, Dr. Ira S. Bowen, diretor do observatórios em Palomar e Monte Wilson, começou a gravar os astrônomos seus projetos a desempenhar com o novo telescópio. Lista completa de anos têm sido tarefa, por isso foi decidido para alcançar a meta impórtame em primeiro lugar: o céu na sua totalidade.

Estima-se que o firmamento do céu, seria estudado, tudo que é visível do Monte Palomar, ou cerca de três quartos da esfera celeste, poderiam ser tomadas em cerca de 900 placas fotográficas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A cabine da aeronave


Perigos do elevado-vôo SEM PRESSÃO DE CABINA

O corpo precisa de oxigênio para respirar, e em baixas pressões (ou seja, alta) há menos oxigênio porque há menos ar (mais de 20% do ar é o oxigênio). Sem compressão, a condições extremas de baixa pressão produzem perigosos estados mentais, tais como excesso de confiança, falta de concentração e reações físicas lento. Finalmente, a morte pode ocorrer.

A pressão mínima no interior da cabine, para que a vida humana é mantida, seria equivalente a uma altura de cerca de 7.60G metros. No sangue metros Jo T9íd0lO 'começa a ferver. Geralmente considerado que a pressão existente nos 1.800 metros, fornece oxigênio suficiente para assegurar o conforto ea segurança das pessoas que viajam em aviões com a pressão da cabine.

Mudanças de pressão também causar problemas. Variações rápidas podem causar uma embolia perigosas (paralisia ou curvas), produzido por bolhas de nitrogênio que se acumulam no sangue. Mudanças muito menor pode afetar as orelhas, devido às diferenças de pressão entre o ouvido externo eo ouvido médio, este desconforto pode desaparecer, geralmente doce mastigar ou engolir. Deve-se notar que na pressão da cabine, é importante registrar a pressão dentro deles, e não o exterior.

VEDAÇÃO DA CABINE
A cabine é vedado ao ponto em que todas as juntas rebitadas e todas as suas partes são seladas com uma composição especial de borracha durante a montagem da aeronave. Além disso, todas as varas, tubos e cabos de comando ou controle passam por selos especiais de pressão quando vão para fora da fuselagem haci.i.

Como para a cúpula transparente para navegaiión asttonáu-tica. removível janelas e portas são seladas tunada por um engenhoso sistema de tubos de borracha odioso.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Hidrólise e formação de ésteres


A reação conhecida como hidrólise é importante em química, mas é ainda mais processos vitais como a digestão eo crescimento animal e planta-las. O sabão é produzido por hidrólise de gorduras e óleos. A hidrólise do termo é de origem grega e significa "a separação da água".

Esta é a chave para seu significado em química. Água (H20), ou substâncias que têm os seus componentes, são divididos em hidrogênio e hidroxila íons (OH), que dão origem a novas combinações.

Embora a água é necessária para a hidrólise, essa reação não ocorre sempre na presença do líquido. É essencial que a substância que reage com a água para se decompor. Ao mesmo tempo, a molécula de água é dividida em hidrogênio e íons hidroxila (grupo de reação contendo um átomo de oxigênio e um de hidrogênio), cada um dos quais é geralmente combinado com um dos fragmentos obtidos pela decomposição do outra substância.

Formação de Ester
A formação de ésteres em química orgânica é, em muitos aspectos, semelhante à formação de sais em química inorgânica. Os ésteres são geralmente fruto líquido agradável cheiro, que normalmente não se misturam com a água. Muitos deles são usados ??como aromatizantes: acetato de amilo pera5 dá o seu sabor característico, enquanto o abacaxi contém 'butirato de etila. Acetato de amila também é usado como solvente para celulose e fabricar tinta de celulose. Os ésteres podem ser preparados pelo aquecimento de ácidos carboxílicos (como acético) com álcoois. Como na preparação de sais de um ácido e uma base, água também é formado quando os ésteres são obtidos com reações.

Desde álcoois são divididos em íons quando dissolve-los, assim como a base real (como o hidrato de sódio) de química inorgânica, a formação de ésteres é um processo bastante lento. Formado assim que algo começa a se desdobrar éster de volta em álcool e ácido, de modo a reação não é completa. O processo, muitas vezes chamado de esterificação, pode ser acelerada pela adição de cloreto de hidrogênio atua como um catalisador, ou seja, substância que acelera a reação, mas que o ato não sofre qualquer alteração química permanente.

Uma vez que a reação acima é interrompido sem conclusão, não admira que seja reversível. O processo inverso (a formação de ácido e álcool) é outro exemplo de hidrólise.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Centrígua Força e da relação com o planeta Terra


Um exemplo semelhante é a faixa Avus, na Alemanha, onde em 1937, a taxa média fixada pelo carro de corrida chegou a 261 kmh, com registros de até 280 km / h. Isto poderia ser alcançado porque essa pista foi construída com uma curva única não pode, que atingiu 45 graus. Desta forma, foi possível justamente para superar a grande força centrífuga causada essas velocidades nas curvas.

Uma idéia da força é dada pelo cálculo que, no momento da passagem ao longo da curva, os pneus tiveram que suportar não inferior a 3 vezes o peso da máquina, chamados ternos de pressão i.os criado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde adotada pela maioria dos outras forças aéreas, são uma solução muito aceitável para o problema da tremenda força centrífuga exercida sobre o piloto em um dogfight Isso evita que se adequar nas curvas violentas move, sangue e foi recolhido por centrifugação, resultando em perda v fading momentânea da visão.

Mas não a força centrífuga é sempre negativo: o homem muitas vezes usa-lo para ohtenei vantagem.

Porque a terra não é atraído pelo dom
Isto porque, apesar da força da gravidade (força da gravidade) força centrífuga tende constantemente a empurrar a terra para fora. Neste caso, as duas forças estão equilibradas. A força da gravidade entre o Sol ea Terra age como uma força centrípeta, que tende a atrair o mundo, que gira em sua órbita para o Sol

A força centrífuga causada pela rotação, tende a empurrar o planeta na direção oposta, ou seja, longe do Sol. O resultado é que a distância entre o Sol ea Terra é constante, assumindo que a velocidade do planeta também permanecem os mesmos (na verdade, a velocidade da Terra passa por pequenas mudanças, alterando assim a distância do Sol).

O mesmo princípio se aplica ao satélite feito pelo homem colocado em órbita a órbita da Terra. A força da gravidade equilibra as forças centrífugas, satélites e pode mover-se a distância mais ou menos constante a partir da Terra ", assumindo que sua velocidade é também constante." No entanto, a velocidade é reduzida gradualmente, por causa do atrito com a atmosfera, e os satélites tendem a cair em direção à Terra.